Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
  • Tipo de organização conveniada
  • Situação
  • Colaboração no país
  • Colaboração com a instituição
  • Colaboração - cidade de origem
  • País do acordo
  • Publicações científicas
  • Instituição Sede
  • Área do conhecimento
  • Ano de início
  • Ano de término
  • Acordo de Cooperação
  • Projetos de Pesquisa
  • Ano de vigência
Excel (CSV)  
|
18 resultado(s)
Página 1 de 2
Resumo

A fenologia alcançou uma posição de grande relevância na pesquisa ambiental devido a suas aplicações para monitorar, detectar e atribuir mudanças no tempo fenológico às mudanças climáticas. A escassez de dados de fenologia a longo prazo, a alta diversidade de espécies e a ausência de uma estação dormente marcada dificultaram nossa capacidade de relacionar o aumento das temperaturas e mudanças temporais na fenologia tropical e do Hemisfério Sul. A fenologia foliar tem implicações significativas na dinâmica e produtividade dos ecossistemas, bem como nos ciclos de carbono. Os campos tropicais e temperados são contribuintes essenciais para a biodiversidade e a produtividade globais, mas ainda faltam estudos explorando a dinâmica espaço-temporal da paisagem nesses ecossistemas. Propomos integrar metodologias que abranjam as abordagens espacial (satélites) e temporal (fenocameras) para monitorar as variações da fenologia foliar para investigar (i) a dinâmica temporal da produtividade dos ecossistemas; (ii) os fatores hidroclimáticos associados que limitam as estratégias de troca de folhas e; (iii) previsão ecológica dos impactos das mudanças climáticas nesses biomas nas escalas local e regional. Este projeto visa (i) utilizar e comparar medidas de esverdeamento derivadas de fenocamos e sensores de satélite para análise de campos naturais e biomas arborizados sazonais secos; e (ii) detectar mudanças geográficas e tendências na fenologia da vegetação nos biomas do Hemisfério Sul (Austrália-Brasil). O projeto de intercâmbio proposto está bem relacionado à proposta sob avaliação da FAPESP (nº 2019 / 11835-2), bem como a pesquisas em andamento, e certamente resultará em uma pesquisa colaborativa frutífera e de longo prazo entre os dois grupos. (AU)

Resumo

Retinopatia diabética (RD) não diagnosticada pode levar à problemas na visão e cegueira, e a sua detecção precoce pode reduzir problemas severos na visão em torno de 50%. A presença de exudatos em imagens de retina é um dos primeiros sinais da doença, mas sua detecção manual é dependente da experiência do profissional e demanda bastante tempo. Nesta proposta, objetivamos lidar com o problema da falta de dados com respeito ao diagnóstico assistido de RD por meio da geração sintética de imagens de retina usando Redes Generativas Adversariais (RGA). A proposta introduz o conceito de RGAs Evolutivas, em que otimização evolucionista será utilizada tanto para ajustar os hiperparâmetros do modelo quanto para a criação de funções de custo compostas. O time Brasileiro ficara responsável pelo conhecimento na área de aprendizado de máquina, enquanto que o time Australiano cuidará da geração dos dados e possui o conhecimento técnico do problema em questão. (AU)

Resumo

De acordo com as Nações Unidas, é necessário intensificar a pesquisa sobre tecnologias para a conversão de resíduos agrícolas em recursos úteis para a sociedade. Estima-se que mais de 30% da massa de resíduos gerada no Brasil e na Austrália advenha de produção agrícola. A busca de compostos de interesse em resíduos por meio de estratégias avançadas de valor agregado com base em tecnologias verdes, antes de adicioná-los a produtos de baixo valor agregado, é vista como uma forma de preservar os recursos ambientais e de diversificar a geração de produtos a partir de uma mesma matéria-prima. Esses esforços devem ser conduzidos por pesquisas baseadas em princípios de sustentabilidade desde o início. O objetivo deste projeto é desenvolver abordagens e metodologias analíticas sustentáveis na investigação química de resíduos agroindustriais gerados no Brasil e na Austrália. Os procedimentos experimentais consistirão em extração de resíduos agrícolas usando componentes de NADES, análise das amostras preparadas por HPLC verde, MS e RMN e separação de analitos e NADES com adsorventes poliméricos porosos, cinco missões de cada lado foram planejadas em 2 anos. Com o potencial de obter um valor significativo dos resíduos de biomassa, espera-se que trabalhos futuros incluam colaboração com parceiros da indústria que possam se beneficiar dos resultados desse trabalho. Recursos adicionais serão buscado em agências locais em ambos os países, por meio de um projeto colaborativo de médio-longo prazo. (AU)

Resumo

A indústria farmacêutica busca o desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis, biocompatíveis e eficientes para a separação e purificação de biofármacos. Assim, e num contexto onde nos países mais desenvolvidos se buscar uma transição para processos mais sustentáveis e ecológicos, os Sistemas Aquosos Bifásicos (ATPS) com Líquidos Iônicos (ILs) têm surgido como uma técnica muito interessante para a separação e extração de bioprodutos a partir de matrizes complexas. Apesar de existir vários dados na literatura relacionados com a extração de bioprodutos utilizando IL-ATPS, não existe ainda uma completa compreensão dos mecanismos que controlam a extração e separação da partição dos solutos, particularmente, devido às interações complexas entre proteínas e ILs. As interações proteína-solvente são extremamente importantes para controlar, manter e melhorar a estabilidade e atividade de proteínas, e assim, é evidente que uma escolha apropriada do IL utilizado como solvente é a chave para desenhar um processo adequado de separação e biocatálise. Os objetivos principais do presente projeto são, então: 1) caracterizar, revelar e compreender as interações principais que ocorrem a nível molecular em soluções aquosas de ILs e proteínas, e 2) utilizar este conhecimento para desenvolver plataformas com ILs mais estáveis para a recuperação de biofármacos. (AU)

Resumo

Em muitos países em todo o mundo, as populações estão envelhecendo. Atualmente, no Brasil, existem 29 milhões (14,3%) de pessoas com 60 ou mais anos, o que deverá aumentar para 65 milhões em 2050. Na Austrália, aproximadamente 15% da população tinha 65 anos ou mais em 2016, correspondendo a 3,7 milhões de pessoas. Em 2056, prevê-se que 22% da população (8,7 milhões de pessoas) estejam nesta faixa etária. O envelhecimento da população está associado a uma maior prevalência de condições de saúde crônicas, muitas das quais resultam em dependência funcional. Os cuidadores familiares têm um papel crítico e multifacetado para ajudar a manter o atendimento domiciliar para pessoas mais velhas que possuem tais condições de saúde. Para alcançar muitos desses requisitos de atendimento com sucesso, os cuidadores familiares precisam ter uma boa compreensão das informações relacionadas à saúde (alfabetização em saúde). Este projeto piloto será realizado para preparar futuras submissões para financiamentos na Austrália e no Brasil a fim de conduzir um estudo em dois centros para identificar e apoiar cuidadores familiares de pessoas mais velhas que têm baixos níveis de alfabetização em saúde. (AU)

Resumo

Esta colaboração propõe uma série de intercâmbios horizontais para desenvolver a capacidade de ambos os lados em inovação metodológica e ética com foco nos desafios de trabalhar com comunidades vulneráveis. Por meio desta colaboração propomos uma série de atividades de intercâmbio para trabalhar coletivamente com os desafios metodológicos e éticos de fazer etnografia digital com comunidades vulneráveis. Isso se aplicará diretamente à pesquisa dos membros da equipe brasileira e australiana, que têm desenvolvido investigações com as temáticas de gênero, feminismo, crianças e adolescentes que sofrem violências, população LGBT e ativistas. A troca se estenderá aos membros do Comitê de Ética de ambos os países. Ao final do intercâmbio, a equipe de ambos países desenvolverá um projeto de pesquisa conjunto para se submeter a um financiamento internacional. A ideia é dar continuidade ao debate sobre o tema da cultura digital, grupos vulneráveis e técnica e ética em pesquisa nesses contextos. (AU)

Resumo

A presente proposta é extremamente inovadora e relevante porque visa avaliações de campo em solos tropicais, tanto com avaliação de biocarvão quanto a correção de fertilizantes de solo, visando a colonização de áreas degradadas e a sustentabilidade da produção agrícola. Os resultados esperados incluem novos conhecimentos como contribuição científica para pesquisa e novas tecnologias que podem ser adotadas por agências ambientais ou produtores, de acordo com os resultados obtidos nos projetos. As ações adicionais, incluindo treinamento de recursos humanos e atendimento a conferências, agregarão valor ao intercâmbio. (AU)

Resumo

Este projeto visa o estabelecimento de uma colaboração científica de longo prazo entre a Queensland University of Technology (QUT), na Austrália e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), em São Paulo, por meio da troca de pesquisadores e estudantes de doutorado. Os times coordenados pelo Dr. Ziqi Sun (QUT) e Dr. Fabio Coral Fonseca (IPEN) têm interesses comuns para o desenvolvimento de materiais de alto desempenho nanoestruturados para energia, especificamente, materiais com alta atividade catalítica para células a combustível de óxidos sólidos (SOFCs) usando gás natural e/ou etanol como combustíveis. (AU)

Resumo

A proposta pretende reunir grupos de pesquisa altamente especializados do Estado de São Paulo (UNESP) e Queensland University of Technology (QUT) com o propósito de estabelecer uma parceria colaborativa envolvendo o manejo do ciclo de água urbana. Este ciclo refere-se às características primárias dos padrões de demanda e uso de água para fins residenciais, comerciais e industriais, geração de águas residuais e armazenamento de águas pluviais de uma área urbana, no contexto das peculiaridades de sua população, uso da terra e área urbana. As habilidades e experiências complementares em pesquisa dos dois grupos formarão a base para desenvolver uma agenda compreensiva de pesquisa para criar novo conhecimento direcionado a soluções inovadoras a desafios enfrentados por Brasil e Austrália nas áreas de manejo de água urbana, poluição e tratamento de águas e conservação e reuso de águas, com ênfase particular no manejo de águas pluviais urbanas. Os grupos de pesquisa identificarão os déficits de conhecimento e necessidades de pesquisa no ciclo urbano da água. Então, elas formarão a base para a criação de uma agenda colaborativa de pesquisa. (AU)

Resumo

O presente projeto objetiva desenvolver técnicas de classificação inteligentes que serão apropriadas para a análise de dados de fatores de risco de saúde da população em geral. O projeto irá realizar a análise de dados populacionais, bem como construir parcerias com clínicas e ranquear os fatores de saúde associados com as causas de diversas doenças, tais como doenças cardiovasculares e diabetes. A ideia consiste em combinar a experiência prévia de classificação de dados e engenharia biomédica de ambas as equipes envolvidas para abordar problemas de saúde tanto da Austrália quando Brasil. Como principais ganhos desta pesquisa, objetivamos o desenvolvimento de um método para mensurar o risco de doenças cardiovasculares e diabetes, propiciando, assim, um tempo hábil para uma possível prevenção de episódios dessas doenças. Assim sendo, objetivamos, também reduzir o tempo de internação dessas pessoas, bem como propiciar melhores condições de vida. O projeto irá lidera o desenvolvimento de um novo paradigma para a análise de dados incompletos, o que geralmente ocorre em bases médicas, devido ao seu mal gerenciamento. Outro possível ganho deste projeto será o estabelecimento de parcerias de longo termo entre os grupos envolvidos, bem como a criação de times multidisciplinares. (AU)

|
18 resultado(s)
Página 1 de 2
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta página | Limpar seleção